quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cigarro

Em todo lugar que a gente vai, seja no sul ou no norte sempre vamos nos deparar com fumantes, quem não fuma mas convive com quem fuma é considerado fumante passivo, e fumantes passivos também correm risco com a saúde.


O cigarro é uma pequena porção de tabaco ou fumo seco e picado enrolado em uma mortalha (papel do cigarro) ou palha de milho.




Há controvérsias sobre a origem do cigarro. Suas formas mais antigas foram atestadas na América Central por volta do século IX na forma de cachimbos feitos de bambu. Os maias e posteriormente os astecas, fumavam várias drogas psicoativas durante rituais religiosos que eram frequentemente retratados em cerâmicas e gravuras em seus templos. No Brasil, o tabaco foi introduzido possivelmente através da migração de tribos . Os portugueses tomaram conhecimento da droga quando mantiveram contato com os índios. A produção do tabaco teve grande importância na economia brasileira no período colonial e o desenho de sua folha foi estampado no brasão da República.

o cigarro passou a ser consumido apenas por prazer, enrolado manualmente ou com a ajuda de máquinas de enrolar. Com o passar do tempo, o fumar foi se assumindo como uma forma de afirmação na sociedade, status e até mesmo sensualidade. Artistas famosas, carros, ideias de poder ligadas ao fumo eram muito comum nos comercais. Isso porque, acredita-se, que quanto antes convencer que “fumar é bom”, melhor para as vendas, pois garantirá um adulto fumante. Pode-se considerar que o ato de fumar está, muitas vezes, mais ligado ao ritual que envolve o ato de fumar do que à própria nicotina, não obstante, o consumo próximo a círculos de não fumantes pode chegar a gerar discriminações ou até mesmo reações mais ríspidas.







Mas o cigarro não é lá muito bom para a saúde, causando doenças gravíssimas no organismo, nos pulmões principalmente como:

- Câncer de pulmão/boca/laringe/estômago











        
- Leucemia
- Infarto do miocárdio

- Enfisema nos pulmões
- Impotência sexual

- Bronquite
- Trombose vascular

- Infecções respiratórias
- Gangrena































Nenhum comentário:

Postar um comentário